Saiba o que é e como o Legal Design pode ser utilizado para melhorar a relação entre advogado e cliente
O Legal Design é uma abordagem destinada a encontrar soluções estratégicas e inovadoras para questões do universo jurídico. É focado na empatia e no ser humano, gerando como resultado a entrega de valor.
O Direito está em constante transformação. Com o avanço da tecnologia, novas soluções relacionadas à prática jurídica vêm surgindo. Uma delas é o Legal Design.
O que é o Legal Design
O Legal Design é uma interseção entre três áreas: Design, Tecnologia e Direito. É inspirado no Design Thinking, um processo aplicado em diversos mercados para resolver problemas e descobrir novas soluções sem perder o foco no ser humano.
Na área jurídica, se aplica muito ao atendimento e à compreensão dos problemas de clientes. Assim como para testar soluções rápidas antes da entrega final.
Objetivos do Legal Design
Um dos grandes objetivos do Legal Design é fazer com que indivíduos e empresas consigam tomar decisões da forma mais estratégica possível. Para isso, a abordagem pode auxiliar desde pessoas leigas no assunto até profissionais do Direito a entenderem melhor o funcionamento da lei e o contexto em que estão inseridos.
A prática foca também na melhoria de interfaces de comunicação entre as partes, ajudando a aprimorar e facilitar o contato advogado/cliente e incentivando mudanças e inovações a curto e longo prazo.
Aplicações do Legal Design na advocacia
Existem diversas maneiras de aplicar o Legal Design na prática jurídica. Qualquer ferramenta ou ação que procure simplificar processos e facilitar a vida do cliente pode ser uma aplicação dessa abordagem.
Uma abordagem que já vem sendo utilizada por diversos escritórios de advocacia, é a mudança nas estruturas de padrões de um contrato ou relatório.
Um exemplo prático: é usual que a pessoa física ou jurídica que busca o auxílio de um advogado ou escritório não entenda muito sobre Direito, ou sobre o assunto/problema sobre o qual busca solução.
Portanto, qual a necessidade de entregar um material extenso, em linguagem rebuscada e cheia de termos jurídicos específicos? Profissionais do Direito que utilizam o Legal Design já perceberam a vantagem de utilizar linguagem simples e direta, e até mesmo infográficos, imagens e outros recursos digitais nesse processo para facilitar o entendimento do cliente.
Por fim, para se colocar em prática o Legal Design, é fundamental que se estabeleça uma relação de sinergia com o cliente, ou seja, a relação entre as partes deve ser o mais próxima possível, para que o profissional entenda melhor os problemas do cliente e o que funciona, ou não, para ele.
Mestre em Direito Tributário, MBA em Direito Ambiental, atua na advocacia preventiva, além de contencioso administrativo e judicial.